top of page

TRE-BA retoma coleta de biometria de eleitores baianos; mais de 1milhão de pessoas não tem cadastro


Os cartórios e postos de atendimento aos eleitores e eleitoras, em Salvador, retomaram, nessa segunda-feira (6), o atendimento com coleta biométrica. Desde 2020 o serviço não estava acontecendo por questões sanitárias. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a retomada não tem caráter convocatório e acontece de forma gradativa nos outros municípios do estado.


"O primeiro fator é que a gente vai trabalhar essencialmente com agendamentos", destaca Victor Xavier, titular da Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL) do TRE-BA. O secretário explica que o método visa trazer maior tranquilidade ao acesso ao serviço e otimizar o tempo.


O serviço se direciona àqueles eleitores que ainda não possuem cadastro biométrico "Tem mais de 1 milhão de pessoas nessa situação no estado”, aponta. "Tem eleitores que estão com toda a situação regular, mas durante a pandemia não vieram recolher os dados biométricos".


A situação também se aplica aos eleitores que emitiram o título online durante a pandemia e ainda não foram presencialmente ao TRE realizar o cadastro de biometria. Quem ainda não realizou o procedimento pode agendar o serviço através do site. O cadastramento biométrico coleta as digitais de todos os dedos das mãos, uma assinatura e um registro fotográfico do(a) eleitor(a).


Atendimento

Em Salvador, o atendimento eleitoral na capital acontece nos postos da Rede SAC dos bairros de Cajazeiras, Comércio, Periperi e Barra, com horário de atendimento determinado pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb).


Já os 19 cartórios eleitorais de Salvador ficam localizados no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em prédio anexo à sede do TRE-BA. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.


Confira as datas de início do serviço em Salvador e região: 23 de fevereiro: Lauro de Freitas; 06 de março: Salvador; 13 de março: Região Metropolitana de Salvador; 20 de março: Feira de Santana e Vitória da Conquista; 27 de março: Juazeiro, Itabuna, Teixeira de Freitas, Barreiras, Ilhéus, Jequié, Alagoinhas, Porto Seguro, Eunápolis, Paulo Afonso, Valença e Luís Eduardo Magalhães;


Informações / Metro 1

Foto: Divulgação

Comentários


vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page