top of page

Sem ACM Neto, debate entre candidatos ao Governo é marcado por defesa e ataques a Lula e Bolsonaro


Três dos principais candidatos ao governo da Bahia — Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL) — participaram ontem do primeiro debate televisivo da campanha de 2022, pela TV Band. Sem o líder das pesquisas, ACM Neto (União Brasil), que decidira não comparecer, o programa foi marcado por críticas ao adversário ausente.


Além disso, Rodrigues e Rosa criticaram Roma, associando-o ao seu antigo aliado, ACM Neto, e ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Por sua vez, o aliado do chefe do Executivo federal decidiu criticar as gestões do PT, tanto na Bahia quanto no plano federal. No entanto, as críticas seguiram um tom moderado, com repetição de temas já abordados na pré-campanha, sendo direcionadas com mais intensidade a Lula e Bolsonaro.


Na primeira etapa, os candidatos responderam a perguntas dos jornalistas ligados à Band. Sobre sua prioridade, caso seja eleito, Jerônimo Rodrigues (PT) iniciou sua fala criticando a ausência de Neto. O petista também citou o ex-presidente Lula o tempo todo, buscando associar-se à imagem do correligionário. “Parece que faltou coragem de debater conosco”, disse sobre Neto. “Quero destacar uma ação de educação em tempo integral para toda a Bahia. Farei com que todos os municípios tenham oferta de educação profissional e ampliarem as vagas do primeiro emprego na Bahia”, propôs.


Kleber Rosa (PSOL) também criticou a ausência de ACM Neto. “Falta de respeito ao povo da Bahia”, disse, antes de criticar as gestões do PT e do carlismo no Estado. “Temos a proposta do salário-mínimo regional. Entreguei em mãos esse projeto ao governador Rui Costa. Propomos um mínimo na Bahia 20% acima do nacional”, expôs.

João Roma (PL), o terceiro a responder, criticou “práticas políticas do passado” e disse achar “lamentável que o ex-prefeito de Salvador esteja ausente no debate. É uma covardia”. “Educação, Saúde e Segurança Pública não estão chegando ao povo. A violência está chegando ao limite do tolerável. Vamos baixar os impostos e tornar a Bahia mais competitiva”, declarou.


Na segunda etapa, também com perguntas de jornalistas do Grupo Band, os participantes responderam e comentaram as respostas dos adversários. Temas como educação, saúde e segurança pautaram o bloco. Rosa aproveitou a oportunidade para alfinetar Roma, ao criticar a Educação de Salvador e o governo federal; já o bolsonarista lembrou que o presidente foi quem mais deu aumento a professores, e detalhou projetos implementados pela gestão federal. Questionado sobre o alto índice de homicídios na Bahia, Jerônimo citou propostas e transferiu parte da culpa à liberação de armas pelo presidente Bolsonaro.


Já no terceiro e quarto blocos, os candidatos fizeram perguntas um para o outro. Nesse momento, os candidatos aproveitaram para reforçar suas críticas um ao outro, além de enaltecer seus respectivos aliados e padrinhos, como Lula e Bolsonaro, que também foram atacados.


Fonte: Política Livre | Tribuna da Bahia

vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page