top of page

Satélite da NASA captura imagens da inundação que atingiu Porto Alegre no Rio Grande do Sul


Imagens de satélite de observação da Nasa capturaram a enchente que cobre a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na quarta-feira (8), próximo ao ápice do momento da cheia. Nomeado como Landsat 8, o dispositivo está acompanhado da câmera Operational Land Imager, que mostra com detalhes a amplitude da cheia em praticamente todo o perímetro do município.


As imagens apresentam as áreas inundadas à margem do Rio Guaíba desde Navegantes, no norte, até Menino Deus, no sul do estado. Além disso, é possível observar a coloração barrenta da enchente que penetrou a cidade, cobrindo bairros próximos como Farrapos, São Geraldo, Centro e Menino Deus.


Em áreas mais internas, como São João e o Aeroporto Salgado Filho, a água marrom também é visível do céu. As imagens obtidas pelo Landsat 8 foram capturadas em um momento de tempo limpo, orbitando o planeta a mais de 700 km de altitude. A nitidez da imagem permite ver, na mesma fotografia, a água barrenta no estádio Beira-Rio e da Arena do Grêmio.


A produção do material teve mãos de cientistas brasileiros parceiros da Nasa no Programa de Ciências Aplicadas da agência, que possui uma divisão para lidar com desastres humanitários. O sistema do Landsat 8 é utilizado por americanos para mapear deslizamentos e identificar regiões sem energia no Rio Grande do Sul.


Informações / Metro 1

Comments


vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page