Revista Time elege Anielle Franco como uma das 12 mulheres do ano em 2023; única brasileira na lista
- Josi Machado
- 3 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi eleita pela revista Time como uma das 12 mulheres do ano em 2023. A irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018, divide a lista com nomes como as atrizes Cate Blanchett e Angela Bassett, e esportistas como Ramla Ali.
No perfil publicado pela Time, a revista destaca como se deu a entrada de Anielle no ativismo. “A ministra da Igualdade Racial do Brasil nunca planejou entrar na política. Então sua irmã foi assassinada”, diz o título. “A trágica história familiar, a personalidade calorosa e o uso hábil das mídias sociais transformaram Anielle, ora reservada, em uma líder improvável no movimento pelos direitos dos negros no Brasil”.
A reportagem aponta ainda que Anielle era uma jogadora de vôlei e professora de inglês, que “se transformou em uma ativista em tempo integral, lançando uma organização sem fins lucrativos em nome da irmã”, diz o trecho. A reportagem se refere ao Instituto Marielle Franco, criado por Anielle em 2018.
O texto também menciona o governo da época, do ex-presidente Jair Bolsonaro, qualificando-o como uma gestão de extrema-direita que estava “martelando a agenda de direitos humanos no Brasil”. O assassinato da vereadora está próximo de completar 5 anos.
Informações / Metro 1
Foto: Agência Brasil




.png)

Comentários