top of page

Pluralidade brasileira: congresso terá mulheres trans, indígenas e trabalhadores sem-terra

  • Foto do escritor: Josi Machado
    Josi Machado
  • 3 de out. de 2022
  • 1 min de leitura

ree

Nas eleições de domingo (2) foram eleitas mulheres trans, mulheres indígenas e trabalhadores sem-terra para o Congresso Nacional.


Pela primeira vez na história, o Parlamento terá duas deputadas trans: Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). Erika é atualmente vereadora na cidade de São Paulo e Duda Salabert é vereadora em Belo Horizonte.

Sônia Guajajara foi eleita deputada federal pelo Psol de São Paulo. Ela é formada em letras e enfermagem e é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil. Já a professora ativista indígena Célia Xakriabá foi eleita deputada federal pelo Psol de Minas Gerais. Sua pauta é a defesa dos territórios indígenas e de ações que atenuem as mudanças climáticas. Foi da primeira turma de educação indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2013. Também foram eleitos como deputados federais Valmir Assunção (PT-BA) e Marcon (PT-RS), eles são integrantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST).

Fonte: Agência Senado

 
 
 

Comentários


vertical (1).png
Publicidade
vertical.png

© 2022 Todos os Direitos Reservados

 Por Josi Machado

bottom of page