Maracás: confira a agenda da câmara de vereadores para o mês de dezembro antes do recesso
- Josi Machado
- 5 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

Nesta quarta-feira (06) acontecerá uma Sessão Solene na Câmara de vereadores, para a entrega de títulos honoríficos de cidadãos maracaenses, a partir das 9h. O título é concedido exclusivamente a pessoas que não tenham nascido no município e que tenham devida importância ou serviços prestados à cidade. O agraciado passa a ser considerado um conterrâneo com essa honraria.
Na sexta-feira (08), será realizada a última Sessão Ordinária do ano de 2023. Para votação, aprovação de projetos, indicações e o que mais houver.
Está prevista para o dia (15), sexta-feira, outra Sessão Solene, para entrega de moções de aplausos. A Moção de Aplauso é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.
Fora as sessões festivas, falta apenas uma sessão para encerrar as sessões ordinárias do ano. E ficam indagações de populares que aguardam posicionamento da Casa de Leis a respeito de acontecimentos que dependem da atuação dos parlamentares.
Um dos assuntos que ainda precisa de respostas é sobre as acusações que pesam sobre a Dra. Hyone, procuradora do município, que foi alvo de denúncias graves, apontadas por Dr. Israel Miranda, na tribuna da casa legislativa. Parte da população aguarda o posicionamento dos vereadores sobre esta situação. Um vereador sugeriu a abertura de uma CPI, para a investigação do caso. Outros vereadores chegaram a insinuar que iriam ao Ministério Público, mas ao que tudo indica, nada foi feito ou pelo menos não foi divulgado até o momento.
Outra situação que é aguardada pela comunidade, principalmente por mulheres, é sobre o comportamento do vereador que foi acusado de importunação sexual, ao passar a mão no bumbum de uma mulher. Nenhuma palavra foi dita na câmara de vereadores sobre o assunto. É de se espantar também que as vereadoras, que formam a bancada feminina, sequer citaram a denúncia na tribuna. O caso foi registrado em um boletim de ocorrência da delegacia de Maracás, e existe um vídeo que comprova a denúncia.
A comissão de saúde ainda não se manifestou sobre a denúncia feita na tribuna, pela gestora deste veículo de comunicação, sobre os diversos tipos de violência e direitos violados sofridos por uma mulher grávida no Hospital Álvaro Bezerra.
É aguardado por parte da população uma resposta dos vereadores sobre estas questões tão importantes de serem esclarecidas.
Da Redação
Foto: Cidade Digital
Comments