top of page

Maracás: Aterro Sanitário ou Lixão? Semana do Meio Ambiente


Em 2013, foi o ano das últimas melhorias realizadas no Aterro Sanitário. Desde então, o local vem se deteriorando pela falta de planejamento. Em 2017, o Gestor, juntamente com uma comitiva, esteve no local, anunciando o projeto de implantação para o fornecimento de energia elétrica, no agora denominado Aterro Sanitário Simplificado Municipal. no mesmo dia, anunciou que iriam instalar equipamentos para a Coleta Seletiva, doados por uma empresa, que iriam beneficiar uma associação de catadores que trabalham na área de reciclagem.


Segundo o Jornal da USP, o fim dos lixões foi adiado por falta de comprometimento dos gestores dos municípios. A regularização do descarte do lixo ainda é um desafio no Brasil. Segundo relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), de 2018, há cerca de 3 mil lixões em funcionamento no País, em cerca de 1.600 cidades. O descarte correto do lixo impacta diretamente a saúde da população e o meio ambiente. O resíduo descartado de forma inadequada é um criador propício para vetores de várias doenças.


Embalagens que acumulam água são criadoras de mosquito da dengue, entulho é criador para rato, cobra, escorpião. Então, a saúde pública está intimamente ligada às questões de saneamento”


A situação é crítica em 2021 no Lixão de Maracás. Construções em ruínas, pessoas que circulam no local sem proteção, funcionários trabalham sem estrutura física adequada(banheiros, refeitório, etc).

Propriedades vizinhas, reclamam de plásticos derivados do Aterro, serem espalhados nos pastos, vindo a perda de animais por ingerir esse material.


Em plena semana do meio ambiente é visto o descaso do Poder Público quanto aos seus munícipes maracaenses. Além das críticas da população a empresa responsável pela limpeza pública nos últimos quatro anos(destaque-se que a empresa venceu novamente a licitação), é visto um projeto gerador de emprego e renda, ser "escanteado".


O reflexo desse descaso, é diretamente na Saúde. Doenças aos usuários do Aterro(trabalhadores da empresa terceirizada da limpeza pública, catadores), solo do meio ambiente degradado.


E você, maracaense, já visitou o Aterro Sanitário de Maracás?


Informações/Jornal da USP/Redes Sociais da PMM




vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page