top of page

Maracás: produtores de Porto Alegre comemoram grande produção e lamentam falta de incentivo


A produção de melancia entre outras culturas produzidas na Região de Porto Alegre no município de Maracás, é uma das atividades principais dos produtores da microrregião. Este ano de 2022 deve superar 10 mil toneladas.


A importância desta cultura para os produtores, é plena. Além da melancia são produzidos o pimentão, o quiabo, a silagem de milho, tomate , mamão, maracujá que representam uma diversidade de culturas e fixa o homem e mulheres no campo, além da pesca artesanal que dá o pão de cada dia a famílias inteiras e promove o bem estar social nesta região, que margeia o Rio de Contas e Barragem de Pedras.


Segundo informações de alguns produtores da região, não há estímulo dos poderes públicos. Os agricultores vivem dificuldades quanto a tecnologia, implementos , insumos e principalmente a situação precária das estradas, que não propiciam um escoamento adequado tornando difícil a competitividade no mercado e comprometem a qualidade do produto.


''Temos muito orgulho em ver a cidade de Maracás entre as quatro maiores cidades na produção de melancia na Bahia, mas sentimos uma forte sensação de revolta por que o município não incentiva e nem atende as mínimas demandas das comunidades aqui do envolto, precisamos de estradas melhores, assistência técnica, acesso aos créditos já que empregamos nossas famílias e outras pessoas de diferentes regiões no processo produtivo. Nesta próxima semana entre os dias 02 a 04 de setembro vamos ter a Expo-Maracás, e mais uma vez não tem nada na programação voltada para nossa produção. Tenho o dever aqui de parabenizar todos os produtores e trabalhadores envolvidos na produção de Hortifrúti dessa microrregião que apesar das dificuldades vem tornando o município conhecido pela quantidade e qualidade de frutas e verduras. Temos laços fortes com diversas CEASAs e um vínculo comercial com as cidades de abastecimento, mas em nosso próprio município, falta incentivo. Deixo meu repúdio em nome de todos que empenham suas lutas para suprir sua família e gerar riqueza para este município tão carente de visão social e equidade de tratamentos. Tenho certeza que dias melhores virão e sonho com o asfalto do trecho de Porto Alegre à BA 026, nessa luta estamos empenhados''. relata produtor de Porto Alegre.


Informações / Jornal da Cidade

Comentários


vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page