Maracás: moradores denunciam abandono da quadra do Ayrton Senna
- Jornal da Cidade
- 16 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Moradores do Bairro Ayrton Senna, no município de Maracás, denunciam o abandono por parte do Poder Público, com a quadra poliesportiva da localidade. "Nossas crianças já estão sem ir para escola por causa da pandemia, e a única coisa que o bairro tem para oferecer a elas, tá desse jeito!", desabafa uma moradora.
A quadra que se encontra em ruínas, é utilizada por crianças e adolescentes, que improvisam com traves de pedras nas laterais.
A Lei n°8.069, de 13 de Julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Segundo a ONU, “o esporte tem o poder de mudar o mundo.” É um direito fundamental, uma ferramenta poderosa para fortalecer os laços sociais e promover o desenvolvimento sustentável e a paz, bem como a solidariedade e o respeito.
O direito de acesso e participação em esportes é reconhecido em várias convenções internacionais. Em 1978, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, descreveu esta atividade como um "direito fundamental para todos". Segundo a ONU, no entanto, “o direito de brincar e de praticar esportes tem sido frequentemente ignorado ou desrespeitado.”
Nos anos 2000, o esporte também fazia parte dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. Na Agenda 2030, a Assembleia Geral reconheceu a atividade como "um importante facilitador do desenvolvimento sustentável”, destacando a promoção da tolerância e respeito, além das contribuições para o empoderamento das mulheres e dos jovens, indivíduos e comunidades.

Recentemente, o Gestor publicou nas redes sociais, a aquisição de um trator para cortar grama do Estádio Municipal. O local é criticado pela população, por ser utilizado por grupos selecionados.
"O portão do Estádio só abre para um baba dos veteranos", criticou um esportista.
O valor de um trator desse modelo, aproximadamente, R$20.000,00. Esse valor poderia ser utilizado na reforma da quadra do Bairro Ayrton Senna. Falta planejamento?
Informações/Jornal da Cidade/ECA/ONU-Imagens/Redes Sociais/Whatsapp

Comments