Maracás: frequente queda de energia tem deixado a população chateada e com prejuízos
- Jornal da Cidade
- 5 de fev. de 2022
- 2 min de leitura


Parte da população tem reclamado da frequente queda de energia que vem acontecendo no município.
Já virou rotina, com a chuva, chegam também transtornos na ordem de serviços como o da COEBA (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia).
No início da tarde deste sábado (05), mais uma vez as quedas de energia elétrica foram frequentes e com pequenos intervalos, como todos sabem, isso pode causar enormes prejuízos. Há duas semana, o dono de um estabelecimento comercial, chegou a comentar em uma de nossas publicações, referente aos transtornos gerados pela falta de energia. Segundo relato, equipamentos eletrônicos foram queimados, o que gerou grande prejuízo ao empreendedor.
Sem falar nos transtornos gerados aos comerciantes em geral, pois muitos funcionam com emissão de notas e com a queda de energia, a rede de internet, também fica instável. Outro problemas são os usos de freezers para manter alimentos refrigerados nos supermercados. Chegou ao nosso conhecimento que um pequeno comerciante perdeu sua mercadoria e teve grande prejuízo.
Em residências, as ocorrências mais frequentes são a queima de roteadores de internet, geladeiras, receptador de canais e televisores.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e com a Resolução 414/2010, da ANEEL, as concessionárias de energia elétrica podem, sim, ser responsabilizadas por prejuízos causados pela falta de energia ou descargas elétricas capazes de produzir danos em equipamentos.
Pela resolução 414/10 da Aneel, o prazo para encaminhar queixa à concessionária é de até 90 dias corridos (contados da data da ocorrência do dano). No entanto, o CDC diz que o usuário tem até cinco anos para buscar reparação de danos.
Registre sua ocorrência através do site aneel.gov.br, ou pelo telefone 0800 071 0800. Neste número, a Coelba oferece atendimento comercial e de emergência em todo o estado, 24 horas por dia. Este é o serviço mais procurado pelos clientes.
Busque seus direitos, caso haja prejuízo, notifique!
Informações / Jornal da Cidade
Foto aérea: Allan Lago
留言