Maracás: ao contrário das expectativas, casos de covid-19 diminuem; PSFs estão sem médicos

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde divulgou no Boletim Epidemiológico, os números atuais do COVID-19 no município.
Por volta das 17h desta quarta-feira, (06) de julho, foi divulgado o Boletim de Síndromes Gripais e o total de casos ativos do coronavírus no momento é 80. Levando em consideração a preocupação da população, com as aglomerações dos festejos juninos, a expectativa era que a quantidade fosse bem maior, haja vista que o número de casos vem aumentando consideravelmente.
Um ponto crítico é a reclamação do público com relação a falta de médicos nos Postos de Saúde da Família. Uma vez que a Secretaria de Saúde informou que pacientes com síndrome gripal, buscassem orientação médica nos postos. Com a falta de médicos em três postinhos, o Hospital Municipal Álvaro Bezerra tem recebido um grande número de pessoas com sintomas gripais e outras enfermidades.
O Jornal da Cidade tem recebido nos últimos dias reclamações quanto a demora do atendimento no Hospital. A Secretária de Saúde, Darlene Rosa, nos informou nesta quarta-feira que os PSFs que estão sem os médicos, fazem parte do Programa Mais Médico, e os profissionais pediram descredenciamento do programa. O Ministério da Saúde já foi notificado e até o momento a pasta não enviou novos médicos para repor. Nesse sentido, o município não pode contratar outros profissionais para atuar porque perde o credenciamento do programa. finalizou a secretária.
Enquanto isso, a orientação é o cuidado individual, no uso da máscara, higienização das mãos, completar calendário vacinal e evitar aglomerações. Nesta semana, a prefeitura municipal emitiu um novo Decreto Nº842 que torna obrigatório o uso de máscaras no ambiente escolar e nas unidades de saúde.
Já é possível perceber que parte da população está adotando novamente o uso das máscaras com receio de contrair o vírus. Outro ponto importante é que no período do inverno aumenta-se o número das síndromes gripais, e estas se confundem com o coronavírus. Nestes casos, é necessário fazer a testagem, para que os pacientes tenham a orientação correta quanto ao procedimento nos casos de teste positivo para o Covid-19.
Informações / Jornal da Cidade
Comments