Maracás é destaque no Enfrentamento da Pandemia de COVID-19 em Saúde do trabalhador
- Jornal da Cidade
- 18 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

A Enfermeira Claudia Regina Oliveira ganhou o segundo lugar, na mostra Regional de Experiências Exitosas no enfrentamento da Pandemia de COVID-19, que aconteceu na última quarta-feira (16), em Jequié. Claudia apresentou o trabalho intitulado ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO MUNICIPIO DE MARACÁS – BAHIA.
Para a mostra, foi escolhida as ações de prevenção e controle, voltada para saúde e segurança dos trabalhadores realizada em conjunto com a Mineradora Vanádio Maracás S.A.
Atualmente a empresa conta com 1.133 colaboradores, sendo 416 próprios e 717 terceirizados. Além do grande volume de pessoas que circulam diariamente, vinda de outras empresas para realização de novos projetos / manutenções / transporte de produtos / empresas fornecedoras de insumos.
Até o momento a empresa apresentou até o momento 60 casos de covid-19, um total de 5,3% dos seus colaboradores, onde a maioria da contaminação ocorreu fora do ambiente de trabalho, o que demonstra a efetividade das ações de prevenção e controle dentro da empresa.
Claudia fala que mesmo em uma empresa de grande porte, e com grande número de colaboradores é possível manter o controle da contaminação, como acontece na Vanádio Maracás, no qual houve total integração da NUSAT, Secretaria de Saúde do município e a empresa e total aceitação e interesse das ações pelos seus gestores. Ainda fala que esse premio é dedicado a todos aos profissionais da saúde do município de maracás que estão na linha de frente trabalhando incansavelmente
Claudia Regina Atua como Enfermeira coordenadora do Núcleo de atenção a Saúde do trabalhador - NUSAT e Técnica de referencia em saúde do trabalhador no municio de maracás. O Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhador é Responsável pela coordenação, implantação e implementação das políticas de proteção à saúde do trabalhador no âmbito municipal, visando à redução, eliminação dos riscos de acidente, do adoecimento e morte, resultante das condições dos processos e dos ambientes de trabalho. O NUSAT atua em conjunto com a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, tendo também o apoio do NRS Sul Jequié e do CEREST Jequié.
Para qualquer informação sobre o NUSAT, procurar a Secretaria Municipal de Saúde ou entrar em contato pelo telefone 3533-2690.
O primeiro Lugar ficou com o municio de Ipiaú, e o terceiro lugar para o município de Apuarema.
Todos os trabalhos serão amplamente divulgados e publicados em revista eletrônica posteriormente. O evento também foi aberto ao público, tendo cerca de 50 pessoas acompanhando pela plataforma digital e 31 pessoas presencialmente, entre elas Domilene Costa, coordenadora do NRS Sul, Secretários Municipais de Saúde e técnicos das Vigilâncias e Atenção Integral a Saúde da região.
Informações / Jornal da Cidade
Comments