top of page

Jequié nega aplicação de vacina vencida


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, divulgou nota informando que todas as vacinas recebidas na data em questão foram aplicadas ainda no mês de janeiro e, portanto, não procede a informação de que o município teria recebido e aplicado uma dose da Oxford vencida. Todos os imunizantes foram aplicados dentro do prazo de validade.


”Ainda assim, como forma de esclarecer possíveis dúvidas e tranquilizar a população, a Secretaria de Saúde orienta que as pessoas confiram no cartão de vacinação, o número do lote e a data em que foram vacinadas”, esclareceu.

Nesta sexta-feira, 02 de julho, a Folha de São Paulo divulgou matéria onde informa que oitenta e quatro cidades baianas constam na lista dos locais que vacinaram lotes da AstraZeneca, na primeira dose, fora do prazo de validade. No total, 1.217 pessoas no estado vão precisar voltar às unidades de saúde para iniciar a imunização.


A Folha diz que pelo menos 26 mil doses do imunizante foram aplicadas no país em tempo superior à validade.

Segundo a reportagem, Salvador foi a quinta em número de imunizados com lotes fora do prazo validade, com 824 pessoas na condição. A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador no entanto, nega e afirma que a capital baiana não registra ocorrência de aplicação de doses vencidas.


A lista ainda tem Itabuna [78 pessoas], Vitória da Conquista [76], Barreiras [24], Candeias [19], Camaçari [15] e outras 78 cidades. O lote com 70% das doses vencidas foi o 4120Z005 com prazo limite de 14 de abril. Os outros lotes com o problema tem o número e a validade abaixo:


4120Z001 -29.mar 4120Z004 -13.abr CTMAV501-30.abr CTMAV505 -31.mai CTMAV506 -31.mai CTMAV520 – 31.mai 4120Z025 – 4.jun


A recomendação é que a pessoa que recebeu a vacina com os lotes citados volte de novo ao posto de saúde e peça nova aplicação. Para isso, é preciso esperar até 28 dias da data em que tomou a dose errada. Em 38 cidades do estado, apenas uma pessoa foi vacinada irregularmente. Veja abaixo a lista com as cidades e a quantidade de pessoas que tomou a dose vencida no mesmo município.


Na região estão na lista:

Iramaia 4

Itagi 6

Barra do Rocha 2

Jiquiriça 2

Ibirataia 2

Pirai do Norte 2

Boa Nova 1

Jaguaquara 1

Jequié 1


A SESAB também esclareceu que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como esta sendo erroneamente divulgado. A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.


Informações / Marcos Cangussu



Comments


vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page