top of page

Interiorização do gás natural veicular na Bahia; Jequié e Jaguaquara estão na lista


Algumas das principais cidades do interior da Bahia passarão a ofertar ainda neste semestre, o gás natural veicular (GNV), mesmo que, distantes da malha de gasoduto.

A iniciativa está sendo possível graças à tecnologia trazida para o Estado pela Petrobahia. A empresa é uma das principais distribuidoras de combustíveis da região Nordeste.

As primeiras cidades beneficiadas serão Vitória da Conquista, Jequié, Jaguaquara e Candeias. No município de Jaguaquara, na Região de Jequié, além do GNV – gás natural veicular o Posto fornecerá também GNL – gás natural liquefeito para veículos pesados com motores adaptados a essa nova tecnologia, será o primeiro do segmento a oferecer ponto para abastecimento para veículos movidos a GNL, além de outros serviços essenciais para os motoristas de veículos leves e pesados.

Esse Posto Petrobahia fica localizado na BR116, na localidade conhecida como Coalhada, Jaguaquara-Ba.

O pólo supridor mais próximo de Vitória da Conquista fica na cidade de Itabuna, a distância de 238,9 km e segundo o superintendente de gás e energia da Petrobahia, Clécio Santana, por cada km de gasoduto a concessionária prevê gastarem média um milhão de reais em investimentos.

Em Jequié, o consumidor poderá comprar GNV no posto Tote e, em Jaguaquara, no posto D. Pedro.

O GNV pode reduzir o consumo de combustível em até 50% quando comparado ao etanol hidratado. O custo médio de um kit de conversão varia entre R$ 4a R$ 5 mil. Se o veículo rodar cerca de três milquilômetros por mês, o investimento é recuperado em até seis meses e o melhor é que o kit tem uma vida útil de mais de 10 anos.


Informações/Marcos Cangussu



vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page