Eleições 2024: Bahia é o estado com maior número de denúncias de assédio eleitoral no trabalho
A Bahia é o estado com maior número de denúncias de assédio eleitoral no trabalho em 2024, de acordo com informações do Ministério Público do Trabalho. O estado lidera o ranking com 36 casos, seguido por São Paulo com 31 e por Minas Gerais e Paraíba, com 14 casos cada.
O assédio eleitoral se configura quando um patrão ou colega de trabalho tenta forçar ou constranger um trabalhador a votar em um candidato ou partido político específico, conforme definição da Resolução CSJT 355/2023 da Justiça do Trabalho.
De acordo com o G1, o MPT recomendou ainda que os municípios de Juazeiro e Serrinha adotassem medidas que reforçassem a liberdade do voto e a ilegalidade de qualquer tipo de pressão sobre servidores, terceirizados e ocupantes de cargos para a participação em atos de campanha.
Em caso de não adoção das recomendações, o MPT informou que poderá adotar medidas judiciais e encaminhar o caso ao Ministério Público Eleitoral.
Nas eleições de 2022, o Ministério Público do Trabalho apurou um caso de suposto assédio eleitoral praticado por um empresário do agronegócio no oeste do estado. O homem teria orientado a funcionárias que colocassem o celular no sutiã para filmar o voto na urna eletrônica e posteriormente comprovar que votaram conforme a sua imposição.
Informações / Bahia Notícias
Foto: Google
Comments