top of page

Deputado e bispo da Universal destina emenda parlamentar para pavimentar ruas de fazenda privada


O deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), que também é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), destinou recursos de uma emenda parlamentar da bancada da Bahia à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).


A estatal, por sua vez, usou o dinheiro público para pavimentar um conjunto de ruas dentro de uma fazenda privada ligada à IURD na cidade de Irecê, no interior da Bahia. A obra, concluída em abril do ano passado, custou R$ 2,3 milhões e abrange uma área de 25 mil metros quadrados, o equivalente a três campos de futebol.


Deputado não explicou Marinho afirmou ao jornal O Globo ter apresentado o pedido para realizar a obra diretamente à presidência da Codevasf, o que foi atendido. “Como de praxe, quando se trata do encaminhamento de recursos para realização de obras, foi enviado ofício à Codevasf diretamente”, disse o deputado, em nota.


O deputado não respondeu sobre o uso de recursos públicos para asfaltar a propriedade. Em nota, afirmou apenas já ter doado “cerca de R$ 52 milhões para o Projeto Canaã” por meio de recursos próprios.


Auditoria Auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou, no final de março, irregularidades no uso de recursos do Orçamento para asfaltar a propriedade privada. A Codevasf justificou o investimento ao afirmar que a instituição beneficiada pela obra presta serviços de caráter social e sem fins lucrativos, o que, na visão da estatal, “assemelha-se a caráter público”.


Apesar disso, a estatal disse que “tal tipo de situação não se repetirá” e alterou procedimentos internos para evitar que novos gastos sejam autorizados em áreas que não sejam públicas. A CGU informou que ainda analisa as respostas dadas pela estatal para o asfaltamento de ruas em propriedade privada para decidir quais medidas irá

tomar.


As informações são da Revista Fórum.

Opmerkingen


vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page