top of page

Controlador de voo diz que avião aterrissou sem trem de pouso


Um áudio obtido pela TV Globo mostra que uma conversa entre dois controladores da torre do Aeroporto da Pampulha apontam que o avião, que se acidentou nesta terça-feira (20), aterrissou sem o trem de pouso.


Um dos controladores avisa: "“A aeronave estava em toque e arremetida, pousou sem trem e prosseguiu direto, atravessou a cabeceira”. O segundo pergunta se é necessário apoio no local. O primeiro responde: “O pessoal dos bombeiros foi acionado agora e está indo para o local”.


Eles analisavam uma das turbinas e a estrutura que restou do avião. Somente a investigação vai poder definir as causas do acidente.


  • Copiloto morre e outros dois ficam feridos em acidente com jatinho no aeroporto da Pampulha

  • Veja fotos e vídeos do acidente com aeronave no aeroporto da Pampulha, em BH

  • Empresa diz que avião que caiu na Pampulha tinha manutenção em dia e 'passou por rigorosa inspeção' antes do voo

  • Vídeo feito logo antes do acidente mostra que trem de pouso de aeronave não estava baixado


Segundo o professor universitário e especialista em aviação, Kerley Oliveira, existem várias possibilidades, mas a principal delas é que o avião teve um problema no trem de pouso.

“Pelos relatos que a gente vem observando na comunidade aeronáutica como um todo, é um item que vai ter uma ter relevância muito forte na linha de investigação, porque muitas pessoas estão relatando que não viram o trem de pouso abaixado e travado. Então, vai precisar investigar isso pra ver se foi um problema na aeronave, pode ter sido um problema no sistema elétrico, pode ter sido um problema no sistema hidráulico, que são sub sistemas do grande sistema trem de pouso”, disse.


Para ele, os sobreviventes podem dar indícios do que comprometeu a sobrevoo. “Um outro item importante também é fazer uma entrevista com o pessoal da aeronave. Os sobreviventes. também vão ser muito importantes para entender, ver o que aconteceu naqueles últimos instantes”, falou.


O avião fazia um voo de teste. Ele decolou do hangar do aeroporto e quando ia fazer o pouso, não conseguiu parar.


O jato saiu da pista, desceu em uma área de gramado e só parou depois de bater em uma árvore.

Testemunhas contaram que ouviram um barulho alto, o que sugere que o avião desceu e barriga. Um vídeo mostra o avião momentos antes do acidente, em que não é possível ver o trem de pouso acionado.


O aeroporto ficou interditado durante a operação de resgate dos 3 ocupantes. Um deles, Osmar Mulina Pereira Filho, de 31 anos, teve ferimentos leves e foi levado para o hospital. Outros dois ficaram presos às ferragens. Eustáquio Avelar, de 76 anos, que era copiloto, não resistiu e morreu no local.


O piloto, Gabriel dos Santos Nazaeret, de 28 anos, se feriu gravemente e está internado no Hospital João XXIII. O hospital não informa estado de saúde, mas uma fonte revelou à equipe da TV Globo que ele está respirando com ajuda de aparelhos, teve fratura nos ossos da face, laceração na boca e fraturou o braço direito e a perna esquerda.


O jatinho é de uma empresa do Rio de Janeiro e está com a documentação em dia, segundo a Agência Nacional de


Aviação Civil (Anac). A aeronave tinha a manutenção a cargo da empresa Líder Aviação, que informou que estava em dia e que o avião passou por uma rigorosa inspeção antes da liberação para o voo.


Informações/G1

vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page