top of page

Conselheiro Francisco Netto foi eleito novo Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia


O conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto foi eleito presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia para o biênio 2023 a 2025. A posse deve ocorrer no próximo dia 10 de março, quando o TCM completa 52 anos de fundação. A eleição ocorreu na sessão desta quinta-feira (16/02). Vão compor a nova direção do TCM, como vice-presidente, o conselheiro Fernando Vita, e como corregedor-geral, o conselheiro Plínio Carneiro Filho, atual presidente.

Foram eleitos ainda, para presidir a 1ª Câmara, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias e para dirigir a 2ª Câmara o conselheiro Mário Negromonte. Já para a presidência da Escola de Contas do TCM foi reconduzido o conselheiro Nelson Pellegrino.

Ao final da eleição, o presidente eleito, Francisco Netto – que já dirigiu o TCM em outros períodos – agradeceu o apoio dos demais conselheiros e destacou os desafios a serem enfrentados para que a Corte de Contas continue a cumprir, de forma exemplar, o seu dever constitucional de fiscalizar e contribuir para dar mais eficiência às administrações públicas municipais. Ele elogiou a gestão do atual presidente, Plínio Carneiro Filho, que modernizou e adaptou a estrutura do TCM para o perfeito funcionamento durante o período da pandemia da Covid-19.

O conselheiro Nelson Pellegrino fez questão de destacar o êxito da administração do presidente Plínio Carneiro, que foi uma voz importante na agenda nacional dos tribunais de contas e na luta pela valorização do sistema de controle externo. Ele elogiou a eleição do conselheiro Francisco Netto e se colocou à disposição para auxiliá-lo no que for preciso, no sentido de fortalecer a representação do TCM no debate nacional sobre as responsabilidades das cortes de contas.

Como a posse da nova mesa diretora do TCM, as duas câmaras de julgamento, por sorteio, passam a ter a seguinte composição:

1ª Câmara: conselheiro José Alfredo Rocha Dias (presidente); conselheiro Plínio Carneiro Filho; conselheiro substituto José Cláudio Mascarenhas Ventin; e os auditores Ronaldo Sant’Anna e Antônio Emanuel de Souza.

2ª Câmara: conselheiro Mário Negromonte (presidente); conselheiro Fernando Vita; conselheiro Nelson Pellegrino; e os auditores Antônio Carlos da Silva e Alex Aleluia.


Informação / TCM

Foto: TCM

Comments


vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page