top of page

5G estreia hoje no Brasil: confira respostas que mostram como nova tecnologia vai mudar tudo

  • Foto do escritor: Josi Machado
    Josi Machado
  • 7 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

O 5G já é uma realidade no Brasil.


A partir desta quarta-feira (6), a internet de quinta geração começa a ser fornecida em Brasília. A expectativa é que as operadoras disponibilizem o sinal aos clientes da capital federal de forma imediata.


O plano de implementação deve passar na sequência por Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas ainda não há datas definidas para isso, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


A tecnologia funcionará em aparelhos de celulares específicos. Por ora, são quase 70 modelos de smartphones aptos a funcionar com a nova tecnologia no Brasil.


As mudanças, com a chegada da nova geração, prometem mudar tudo em nossa volta: na área da saúde, por exemplo, será possível realizar cirurgias remotas.


As redes 5G vão auxiliar na evolução da infraestrutura de transportes, possibilitando a chegada em massa de carros autônomos em vias inteligentes. Uma infinidade de aplicações de realidade virtual e aumentada também serão colocadas em prática.


Tem dúvidas sobre a tecnologia? Confira sete respostas, abaixo, sobre o tema.


O que é tecnologia 5G?

O 5G é a nova geração de sistemas celulares e arquitetura de rede que fornecerá conectividade de banda larga robusta, com baixa latência (tempo mínimo entre o estímulo e a resposta da rede de Telecom) de forma massiva. Trata-se de uma infraestrutura que possibilitará a criação de novos serviços, afirma a Anatel.

Segundo a agência, a nova tecnologia possui três modos de uso:

  1. Banda Larga Móvel Avançada: focada em altas velocidades de download e upload, para as novas necessidades do usuário convencional;

  2. Controle de Missão Crítica: focada em prover conexão com baixíssima latência e altíssima confiabilidade, voltada para aplicações sensíveis a atrasos e erros como carros autônomos, cirurgias remotas, controle remoto de maquinário industrial; e

  3. Internet das Coisas Massiva: focada em atender grande quantidade de dispositivos IoT, com alta cobertura e baixo consumo de bateria, levando a Internet das Coisas a um novo patamar de atendimento.

Todos os celulares poderão ter acesso ao 5G?

Atualmente, existem no Brasil 67 modelos de celulares capazes de operar com o 5G certificados e homologados pela Anatel. Até o fim de 2021, eram 47.


As líderes em termos de variedade do portfólio são a Samsung (com 25 modelos), seguida de Motorola (14), Apple (9) e Xiaomi (6) — outros 13 aparelhos são de outras marcas. Os preços dos celulares partem de aproximadamente R$ 1,5 mil.


Apesar da chegada do 5G, a Anatel reforça que as outras frequências 2G, 3G e 4G seguem funcionando. “O 5G agregará novas faixas de frequência à telefonia celular, sem contudo alterar as faixas já disponibilizadas para o uso do serviço”, diz a agência.


Informações / Infomey

 
 
 

Comments


vertical (1).png
Publicidade
vertical.png

© 2022 Todos os Direitos Reservados

 Por Josi Machado

bottom of page