top of page

Com estiagem, Planaltino têm decreto de emergência reconhecido


O município de Planaltino, no Vale do Jiquiriçá, tiveram nesta sexta-feira (23) decreto de emergência reconhecido. A cidade alega prejuízo econômico que afetaram a população delas. Em Planaltino, 9 mil moradores, conforme última estimativa do IBGE deste ano.

Segundo a Prefeitura de Planaltino, a estiagem provocou a perda da lavoura e prejuízos na pecuária de subsistência. Ainda segundo a gestão, as chuvas que caíram foram esporádicas, o que não permitiu a recuperação da produtividade. No decreto de emergência feito pelo município, a prefeitura declarou que a falta de chuva acarretou prejuízos, com perda de plantações e morte de animais.

De acordo com o decreto estadual desta sexta, o período de emergência vai vigorar por 180 dias, contados a partir do momento em que foram reconhecidos pelas prefeituras. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado (Sudec), Paulo Luz, com o decreto o Estado se compromete a assistir as populações.

CARROS-PIPA

“A gente tem de socorrer os municípios com carro-pipa, principalmente nas zonas rurais que ficam desassistidas. Nessa época, as cisternas que juntam água já secaram, e as nascentes e pequenos córregos também não já não correm mais água e agente precisa assistir essas famílias”, disse ao Bahia Notícias.

Informações/Bahia Notícias

vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page