top of page

Maracás: Lei Aldir Blanc poderá beneficiar em R$172.817,56 setor artístico


Aprovado no Senado Federal no dia 4 de junho, o projeto de Lei 1.075/2020 segue para sanção presidencial com 3 Bilhões de reais para estados e municípios utilizarem em ações emergenciais de apoio ao setor Cultural.

Um dos empresários do setor artístico de Maracás, fez um desabafo nas redes sociais. Em seu relato, descreve empresas entrando em falência, desemprego de famílias em setores que depende dos eventos:

"Estamos acompanhando, as associações de artistas e empresas de evento, já vem lutando desde o mês abril para que o Governo Federal olhe para a classe artística que é geradora de milhões de emprego no Brasil. Fomos os primeiros a parar e seremos os últimos a voltar. Com a crianção da lei, já é uma grande conquista, afinal, o governo arrecada bilhões de impostos através dos nossos serviços. Chegamos a pagar até 27% de impostos direto, através dos eventos. São mais de 40 seguimentos de serviços direto e indireto que também emprega e gera imposto, tais como: o churrasqueiro que coloca sua barraquinha em frente ao evento e quando ele compra a carne, o sal, o carvão a bebida etc. Ele também está pagando impostos nestes produtos; a gráfica que faz o cartaz, o banner, ingressos e outros pra divulgar o evento: a rádio, Tv, o carro de som, que gasta o combustível que também está inserido impostos; a distribuidora de bebidas; a floricultura que gera bastante emprego principalmente no nosso município, que dependem dos eventos para vender seus produtos, os seguranças, o eletricistas; o espaço do evento que vai gastar mais água, mais energia, e que após cada evento vai ter pessoas na limpeza que também vai ganhar dinheiro, o fotógrafo, o posto de combustível que abastecem os caminhões e ônibus que levam artistas e estrutura para os eventos; os hotéis que hospedam os artistas, restaurantes; CREA que ganha com os eventos, engenheiros civil e elétrico que ganham também das empresas, etc... São muitos outros, como se pode perceber. São bilhões de impostos gerados por esses profissionais vamos torcer para que o Presidente sancione o mais rápido possível esta lei para que os profissionais possam também ter esta ajuda do governo federal".

Após a publicação, a União irá repassar no prazo máximo de 15 dias, os entes irão garantir renda mensal de R$600 aos trabalhadores do setor, manutenção de espaços artísticos-culturais.

Informações/Jornal da Cidade

vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page