top of page

Crueldade: Sete gatos são encontrados mortos com sinais de envenenamento em Jequié


Cerca de sete gatos foram encontrados mortos na manhã desta quinta-feira (11), no Condomínio Ouro Verde, bairro Jequiezinho, aparentemente envenenados.

Neste mesmo condomínio, segundo informações enviadas a redação do site MARCOS CANGUSSU, já teve relatos anteriores de morte, até então não tínhamos divulgado o local, “mas desta vez ultrapassou todos os limites, é uma monstruosidade sem fim matar animais inocentes que não tem culpa de estarem nas ruas”, afirma uma ONG que defende os animais.

Acidental ou intencional, o envenenamento é o responsável pela maioria das mortes de cães e gatos superando, inclusive, o número de mortes causadas por atropelamentos. No primeiro caso, o perigo está dentro da própria casa, por simples descuido do proprietário. O animal pode ingerir ou apenas ter contato com produtos de limpeza como inseticidas, detergentes, desinfetantes, venenos para ratos ou baratas ou medicamentos. Já nos envenenamentos intencionais, o que é crime, as maiores vítimas são, geralmente, os animais de rua e aqueles que, apesar de terem dono, têm acesso à rua. Este tipo de intoxicação pode ser causado por pessoas que desejam se livrar dos animais sejam eles abandonados ou não, simplesmente pelo fato de sentirem-se incomodadas.

O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravencões Penais e Lei de Crimes Ambientais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32). No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal).

Informações / Marcos Cangussu

vertical (1).png
Publicidade
vertical.png
bottom of page