Jaguaquara: previsão de normalização do comércio a partir da próxima semana
O comércio de Jaguaquara, maior cidade do território de identidade Vale do Jiquiriçá, segue regras duras, com restrições desde o dia (18) de março, quando a pandemia do novo coronavírus afetou o município e foi baixado o primeiro decreto municipal com medidas restritivas.
A expectativa de flexibilização da quarentena no comércio surgiu nesta segunda-feira (08), após manifestação do prefeito Giuliano Martinelli (PP). O gestor, que tem participado de sucessivas reuniões semanais com representantes do Ministério Público – MP e do Poder Judiciário local, participou, nesta segunda, de mais um encontro entre autoridades locais e prefeitos do Vale e falou em flexibilização no comércio.
Até a noite desta segunda, Jaguaquara havia contabilizado 39 casos de coronavírus, com a ocorrência de 04 novos casos nas últimas horas, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Para o prefeito, há possibilidade de flexibilização, caso seja mantido o que ele considera nível de estabilidade de casos registrados da doença: ”Queremos pensar que vai dar tudo certo. Em momento algum nos alegramos em ter nossa economia sacrificada. Ao longo desses aproximadamente três meses, estamos acompanhando semanalmente os números e aos poucos flexibilizando na medida do possível a abertura dos diversos segmentos comerciais de nossa cidade. De maneira consensual, chegamos ao pensamento de que tentaremos, a partir da próxima semana, restabelecer nossa rotina. Esperamos que todos possam colaborar seguindo as orientações da vigilância sanitária para que tenhamos mais conforto e proteção para alinharmos a possibilidade de reabertura com a estabilidade de números de casos de Covid19 em nosso município. Conseguindo isso, iremos aos poucos retomando a nossa rotina”, comentou Martinelli.
Até agora, a deliberação da Prefeitura é pelo escalonamento, com os estabelecimentos funcionando em dias alternados e horário reduzido, dependendo ainda da área de atuação. A maioria das lojas autorizadas ao funcionamento, exceto de serviços essenciais funcionam das 13h as 18h, durante três dias na semana.
Informações/Marcos Frahm