Jequié registra segundo caso confirmado de coronavírus


O município de Jequié registrou na noite deste sábado o segundo caso positivo de Covid-19. Trata-se de um profissional de saúde que atua no Hospital Geral de Ipiaú e que reside em Jequié, após ter sido diagnosticada com diarreia e sem nenhum outro sintoma da doença, fez o teste rápido e o exame confirmou positivo para Covid-19.

O paciente não apresenta sintomas que indiquem sua internação hospitalar, permanecendo em casa e seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Segundo o boletim da Prefeitura Municipal, o paciente seguirá recebendo acompanhamento diuturnamente da equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde e dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Sanitária. Além do paciente e de algumas pessoas de sua família, profissionais de saúde, que tiveram contato com o paciente, também foram colocados em monitoramento.

O empresário do setor gráfico em Jequié, Juvenal Maia que foi o primeiro paciente a testar positivo do coronavirus se recuperou da doença.

Neste sábado na Bahia foram contabilizados mais 5 casos do novo coronavírus no estado. O total de pessoas infectadas chega a 640, com 146 pessoas curadas. Há, no entanto, 60 pessoas internadas e, deste número, 29 encontram-se na UTI.

Até 17 horas deste sábado (11), 21 pessoas morreram por complicações da Covid-19 na Bahia, 11 em Salvador e outros 10 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1).

Em um levantamento feito pela pasta também foi medido o coeficiente de infectados com o novo coronavírus para cada 100 mil habitantes. Em primeiro lugar aparece a cidade de Barra do Rocha com índice de 52,50. No município há 3 pessoas confirmadas com a doença e nenhum óbito. Em seguida aparece Uruçuca (43,86) com 9 casos e, deste número, 1 óbito. Depois aparece Ipiaú (26,16) com 12 casos sem mortes e Itagibá (20,58) com 3 casos e, deste número, 1 óbito.

Informações / Marcos Cangussu

© 2020 Todos os Direitos Reservados

 Por Josi Machado e Allan Lago