Pico do Barbado, ponto mais alto do Nordeste brasileiro fica na Chapada Diamantina

19.02.2019

O Pico do Barbado é o pico mais alto do Nordeste brasileiro e da Bahia com cerca de 2.033 metros, estando localizado no limite entre os municípios de Rio do Pires e Abaíra, na Bahia.

 

É uma formação geológica de rara beleza e se encontra em uma área de proteção ambiental devido a sua exuberante riqueza botânica. É parte integrante da Chapada Diamantina.

 

Existe uma trilha para subir o pico a partir de Catolés. Pode-se ir de carro até a última casa da rua, ao alto, da qual sobe-se duas horas e meia ao topo. Do alto avista-se vários picos como Itaobira e Pico das Almas mais longe e serras como a bela Serra da Tromba. Existe um mapa topográfico da região do Barbado à venda em Lençóis e Mucugê.

 

A APA (Área de Proteção Ambiental) Serra do Barbado é constituída por um conjunto de de serras altas onde se encontra o Pico do Barbado com 2.033 metros de altitude, além do Pico do Itobira, o segundo mais alto com 1.930 metros.

 

Para se chegar até o Pico do Barbado, saindo de Abaíra de carro ou de moto em direção ao distrito de Catolés e de lá se dirigindo até o povoado de Catolés de Cima. A estrada é de terra com ladeiras pavimentadas de pedras. Do alto do pico se avista outros picos, como o do Itobira e também o Pico das Almas no município vizinho de Rio de Contas, e a Serra da Tromba, em Abaíra e Piatã.

 

 

 Informações / Capital da Chapada / Wikipédia

Please reload