top of page

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada na Bahia

  • Jornal da Cidade
  • 6 de dez. de 2018
  • 1 min de leitura

A campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada em todo o estado da Bahia. Os produtores rurais têm até a próxima segunda (10) para vacinar o rebanho.

O prazo para enviar à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) a declaração de imunização – único documento que atesta que o gado foi vacinado – também foi estendido, até o dia 26 de dezembro.

A prorrogação foi autorizada pelo Ministério da Agricultura depois que alguns estados tiveram problemas nos sistemas de informática que fazem o controle oficial da vacinação, ou por falta de vacina nas revendas e distribuidoras de produtos agropecuários.

Por determinação do órgão nacional, apenas os estados do Acre, Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Ceará haviam prorrogado a campanha. Embora a Bahia não apareça na lista oficial divulgada pelo Ministério, as autoridades estaduais decidiram acompanhar, voluntariamente, a decisão federal.

De acordo com a ADAB, as revendedoras que atuam na Bahia tinham um total de quatro milhões de doses da vacina antes da campanha. O número era tido como suficiente para imunizar os quase três milhões de animais previstos para esta etapa.

No entanto, muitas doses eram de 50 ml, volume acima do necessário e que sai mais caro para os criadores. Houve registro de dificuldade para encontrar as doses de 10 ml, mais usadas pelos pequenos produtores.

Antes da decisão, o calendário de vacinação estava previsto para terminar no dia 30 de novembro

Fonte: Mídia Bahia

 
 
 

Comentários


vertical (1).png
Publicidade
vertical.png

© 2022 Todos os Direitos Reservados

 Por Josi Machado

bottom of page