Bahia defende invencibilidade no ano contra o Ceará para fincar o pé na Série A


A cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Bahia reencontra o Ceará, adversário por quem não foi derrotado na temporada. Ao todo, as equipes se enfrentaram três vezes, duas pela Copa do Nordeste e uma pela Série A, com dois triunfos e um empate para os baianos. O duelo está marcado para esta quarta-feira, às 20h (horário de Salvador), na Arena Fonte Nova.

As equipes se encontraram pela primeira vez em junho, nas semifinais da Copa do Nordeste. O Tricolor venceu em Fortaleza por 1 a 0, gol marcado por Élber, e segurou um empate sem gols em Salvador. Dois meses depois, baianos e cearenses voltaram a duelar, desta vez pelo Brasileirão, pela 15ª rodada.

Caso volte a triunfar sobre o rival regional, o Bahia chega aos 44 pontos e fica a apenas um de alcançar o número mágico desejado por quem luta contra o rebaixamento. Mas é provável que o ponto de corte seja inferior a 45 pontos, deixando a equipe de Enderson Moreira tranquila em relação à permanência na elite do futebol nacional.

Como uma vaga na Libertadores é muito difícil – atualmente a chance é de apenas 2% –, o Tricolor quer assegurar um lugar na Sul-Americana do próximo ano. Se o campeonato terminasse hoje, a equipe, que ocupa a 11ª posição, com 41 pontos, estaria garantida, assim como Botafogo e Corinthians, que estão imediatamente atrás.

É possível que, para o jogo, Enderson já possa contar com Gilberto, que voltou a treinar normalmente. O Bahia deve entrar em campo com Douglas; Bruno, Jackson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Ramires, Zé Rafael e Élber; Edigar Junio.

Fonte: GE

© 2020 Todos os Direitos Reservados

 Por Josi Machado e Allan Lago