STIM Maracás conquista vitória na Justiça contra Fagundes

02.10.2018

O Sindicato dos Mineiros e Mineiras de Maracás e Região (STIM-MARACÁS) obteve mais uma vitória na Justiça. Desta vez, contra a Fagundes. A empresa moveu um processo na tentativa de a Justiça do Trabalho reconhecer o famigerado Sindicargas como representante dos seus trabalhadores. Mas, a sentença deixa claro que o Sindicargas não representa os trabalhadores da Fagundes que laboram dentro da Mineradora Vanádio Maracás SA. O STIM Maracás é a entidade que legitimamente os representa.

 

No último dia 25, os dirigentes do STIM Maracás e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos e Mineradores do Estado da Bahia (FETIM) se reuniram com os trabalhadores para informar sobre o resultado da ação judicial. 

 

Terceirizadas que atuam na Vanádio foram alvo de denúncias dos trabalhadores presentes.

 

Nesta mesma assembleia, foram tratados vários assuntos denunciados pelos trabalhadores das terceirizadas Consev, Amil, Lider e Monsertec. São várias as irregularidades e os dirigentes estão empenhados em negociar com as empresas.

 

Na Lider, o Sindicato já está negociando o reajuste da cesta básica. Nas demais terceirizadas, já foram enviados ofícios solicitando uma mesa de negociações com o objetivo de sanar as irregularidades apresentadas.

 

Foram denunciados também o descaso em relação ao local onde está instalada a cozinha que, segundo vários trabalhadores, fica ao lado da produção e fica tomada por pó, contaminando seu interior. Os ônibus que transportam os trabalhadores também precisam de melhorias.

 

Outro assunto tratado com os trabalhadores foi sobre a PLR. Uma eleição será realizada em breve para a formação de uma comissão que tratará sobre o tópico diretamente com as empresas.

 

“O STIM Maracás estará acompanhando tudo de perto e cobrando prazos para efetivação das demandas pelas empresas e, principalmente, da tomadora Vanádio Maracás AS.”, afirma um diretor do Sindicato. 

 

Fonte: http://www.metalurgicosdabahia.org.br/index.html

Please reload