Vera Cruz: Cratera gigante aumenta e chega a quase 84m de comprimento


A cratera gigante que apareceu perto da vila de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, localizada na Ilha de Itaparica, aumentou 5,6 metros de comprimento em quase um mês. A erosão agora chega a 83,5 metros.

De acordo com a empresa Dow Química, que atua na área onde o buraco surgiu, a cavidade aumentou também em largura. Antes, ela possuía 33 metros e no final de agosto, cresceu para 34,4 metros. Porém, a cratera reduziu em profundidade, diminuindo de 44,9 metros para 41,2. Ainda não se sabe o que causou o fenômeno.

Ainda segundo a empresa, alguns serviços estão sendo realizados para avançar em 30 metros a cerca que protege a região. Atualmente, a barreira está instalada a um raio de 30 metros. A reinstalação do equipamento deve ser concluída nas próximas semanas.

De acordo com informações, também foram instalados no local cinco novos sensores para verificar possíveis abalos sísmicos, mas até então, não foram apresentadas variações. Segundo a Dow, as medições e monitoramento da erosão são constantes e a transformação gradativa da cratera era prevista e deve continuar até a completa estabilização do terreno. A tendência é de que as bordas da erosão fiquem do mesmo tamanho que o fundo dela, e hoje a parte inferior possui um perímetro maior do que as bordas superiores.

Fonte: Bahia Notícias

Farmácia Maracás.jpg
Publicidade
ORQ_1001288_Polo_EAD_Maracas_Banner_Blog