Bombeiros procuram jovens perdidos no Parque Nacional do Itatiaia


Um grupo de quatro jovens está desaparecido desde a noite de terça-feira (24) no Parque Nacional do Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro.

As primeiras informações dão conta de que eles são moradores da região de Visconde de Mauá, distrito de Resende, e não entraram no parque por um acesso oficial, já que não há registro do grupo na portaria. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles teriam entrado na reserva sem guia, pela localidade do Vale do Pavão. Após cinco horas de caminhada, por volta das 19h, o grupo teria feito contato por celular pedindo socorro.

Pelas coordenadas captadas do telefone pelo GPS dos bombeiros, as buscas estão sendo conduzidas desde as 4h da madrugada desta quarta-feira (25). Homens de Resende, Itatiaia e até do Rio estão envolvidos no trabalho. São três equipes - duas por terra e uma pelo ar, com o apoio de um helicóptero que veio da capital.

Segundo os bombeiros, todos estão bem, lúcidos, em uma área de mata aberta e tentando se manter protegidos. Vai fazer trilha? Contrate um Guia!

Inúmeros casos ocorrem no Brasil todo ano. Há casos de mortes. Esses incidentes acontecem em muitas das vezes, pela falta de um Guia local. Grupos de trilheiros tem aumentado nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia, muitos acham que o conhecimento do uso de GPS, celulares com aplicativos, são capazes de substituir a mão de obra de um Guia local. A experiência do terreno não tem como substituir. Conhecer a natureza, vivenciá-la, é o único modo de sobreviver junto a ela. Portanto, vai fazer uma caminhada em lugares que não conhece, procure um Guia. Não economize na sua segurança.

Jornal da Cidade com informações do Globo.com

vertical (1).png
Publicidade
vertical.png