Avião Baleia? Airbus faz primeiro voo de novo modelo da Beluga

O avião substituirá progressivamente o atual Beluga ST a partir de 2019 e “faz parte de nosso sistema de produção” indicou Bertrand George, diretor do programa Beluga XL, detalhando a rede de fábricas europeias envolvidas no quebra-cabeça da Airbus, mas que “só estão a duas horas de voo de Toulouse”.
A semelhança do Beluga XL com a baleia branca homônima se acentuou com os olhos do cetáceo e um grande sorriso pintado na parte da frente do avião, uma decoração decidida pelos funcionários do grupo em uma votação. O programa, lançado em 2014, prevê a construção de cinco unidades XL. A primeira estará operando em 2019.
— Todos os aviões da Airbus, com exceção do A380, que tem seu próprio modo de transporte, passam duas horas no Beluga — detalhou George.
Para realizar esta aeronave de 18,9 metros de altura, 63,1 metros de comprimento e cuja fuselagem tem 8,8 metros de diâmetro, os engenheiros partiram de “uma base de A330, da qual modificamos as asas, os motores e a parte inferior da fuselagem”, detalhou George.
— É uma plataforma excelente, uma base robusta — ressaltou, lembrando que centenas de A330 voam diariamente pelo mundo.
Segundo o diretor do programa, o novo avião era necessário para a produção do novo avião de longo alcance A350 XWB, de última geração, que requer materiais compostos.
— Hoje transportamos as asas do A350 XWB uma por uma, amanhã as transportaremos de duas em duas — destacou George.
O voo de teste durou quatro horas e o Beluga XL sobrevoou os Pirineus e parte do Mediterrâneo antes de voltar a Toulouse.
Fonte: Globo.com