Maracás: Quadrilha da Amélia Comemora 10 Anos


É São João meu povo!

“Quando o mês de junho chegar, eu vou, eu vou me esfarrear.

Eu vou brincar de roda,

eu vou forrorear, pra festejar São João, só, só no arraiá...”

Em junho se escuta o som do forró em várias partes da cidade... É época de alegria, de casa cheia dos parentes que vão chegando para matar as saudades e aproveitar a festança.

Em Maracás a tradição ainda se mantém viva no Bairro Jiquiriçá. O bairro conhecido como“Cuscuz”, a folia por lá é garantida... Tem quadrilha tradicional, ruas enfeitadas, fogueiras, ramos, biscoitos, batata doce assada, amendoim torrado ou cozido até mesmo adocicado, bolo de fubá, canjica, cocada, pé-de-moleque, pipoca, milho, quentão e licor de vários sabores e não pode faltar forró muita alegria e animação.

Dia 23 de junho é a véspera de São João, fogueiras com ramos são erguidas, pendurada no ramo vai a famosa prenda geralmente uma quantia em dinheiro, cobiçada por todos que esperam ansiosos pela queda do ramo. À noite, é hora de pular fogueira. Os vizinhos e amigos se reúnem para conversar, dançar, comer, beber e se divertir. Os traques, chuvinhas, vulcões, foguetes, brilhos e apitos no céu, é noite fria, cheia de alegria.

E no dia 24, conhecido como dia Santo de São João, a diversão e a alegria não para não, vem aí a melhor parte, as tradicionais quadrilhas juninas... caminho de roça, passeio na cidade, coroê, coroá, anarriê pessoá... Todos bem vestidos, figurinos simples, chapéu de palha, vestido de chita enfeitadinho de fita, camisa quadriculada ou até mesmo estampada, tudo é festa e alegria ao som do trio nordestino... Sanfona, zabumba e triângulo.

Essa festa marcante, é cultura, é tradição do povo. Não podemos perder a essência, do forró tradicional, encontro de amigos alegria e animação. Um povo sem cultura é um povo sem memória!

Venha comemorar conosco 10 anos de Quadrilha do Cuscuz

Dia 24 de Junho, a partir das 14:00 horas na Rua 13 de Maio.

Vista-se de alegria e venha se divertir conosco!

Texto: Silma Santos

Posts Relacionados

Ver tudo

© 2020 Todos os Direitos Reservados

 Por Josi Machado e Allan Lago