Maracás é beneficiada com 60 cisternas, que levará água para famílias carentes da zona rural; confir


A cidade de Maracás foi contemplada na manhã dessa terça-feira (23) com 30 unidades de cisternas. O benefício será destinado às famílias carentes da zona rural do município. A cidade também recebeu a visita de Dr. Carlos Martins a convite do vereador Marcos de Clovis.

Para fazer a entrega do benefício, a cidade das flores recebeu a visita de Rose Pondé, Superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar, da SJDHDS (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), que veio para tratar da implementação do programa de cisternas e tecnologias sociais para o acesso a água de consumo.

A superintendente explicou que o programa de cisternas chegou até Maracás através de um pedido do Vereador Marcos, que procurou a superintendência de Inclusão e segurança alimentar, preocupado com a grande demanda de famílias maracaenses que estão sofrendo com a falta d’agua.

Rose Pondé disse ao Jornal da Cidade que a implementação do programa de cisternas em Maracás, começará com um diagnóstico feito pela entidade responsável pela implementação, junto com as famílias carentes da zona rural, obedecendo critérios para a distribuição do benefício.

As famílias beneficiadas, serão capacitadas num curso de GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos) além de aprenderem a fazer a cisterna. O curso capacitará homens a serem pedreiros profissionais. As mulheres também serão capacitadas, e se tornarão cisterneiras, que participarão ativamente do fazer, inclusive com ajuda de custo.

Existe toda uma mobilização nesta tecnologia social, que resgata dignidade, o direito humano à alimentação adequada, o direito humano à segurança hídrica, que garante água potável que é um componente da segurança alimentar. Assegura a superintendente.

Junto com a comitiva da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, estiveram em Maracás os representantes da Divina Providência, entidade que tratará da implementação do programa das cisternas. Eles tinham um encontro marcado com famílias da zona rural de Maracás, convidados, amigos, e com o Vereador Marcos, na manhã dessa terça-feira, para a celebração do contrato e explanação do programa.

Antes de dar início às formalidades, alunos da rede pública municipal, e também integrantes de projetos que são desenvolvidos pela Sec. de D. Social do município, fizeram apresentações que encantaram a todos os presentes.

A primeira dama, Guida Galvão, e também Secretária de Desenvolvimento Social do município, marcou presença na Câmara de Vereadores, fazendo parte da celebração do contrato, assinou como testemunha e falou para os presentes sobre a importância do programa para a comunidade maracaense.

O contrato assinado viabilizou a execução imediata do programa que beneficiará inicialmente 30 famílias.

O pedido do Vereador Marcos poderá beneficiar 60 famílias. Em breve mais 30 famílias poderão ser contempladas. Os representantes da Divina Providência, já estão se mobilizando para a instalação da entidade no município ainda esta semana.

Maracás também recebeu a visita de Carlos Martins, pré-candidato a

deputado Federal, que já esteve em Maracás outrora junto com a caravana da Justiça Social, que foi um pedido do Vereador Marcos de Clovis, que na ocasião beneficiou centenas de maracaenses.

O curso de corte e costura, é outro programa que está em atividade beneficiando jovens, e capacitando-as para o mercado de trabalho, mais um benefício que foi luta do Vereador.

Em um cordial bate-papo, na Pousada Vale Aprazível, estiveram reunidos com Carlos Martins, lideranças políticas, empresários, o Vereador Marcos de Clovis e o prefeito de Maracás Uilson Venâncio, que fez uso da oportunidade para apresentar algumas demandas do município, buscando mais parcerias para o desenvolvimento da cidade, e discutir políticas públicas.

Aproveitando a ocasião, o prefeito falou entusiasmado do programa de cisternas que chegou para o município trazendo benefícios para a população da zona rural.

Carlos Martins, também visitou a Câmara de vereadores, para apreciar a chegada do programa para o município, falou da alegria de estar novamente em Maracás, da relação com o Vereador Marcos, teve um rápido dedo de prosa com o público presente, com o presidente da câmara municipal Juarez do Torno, o vereador Zito, e Vanessa, presidente da AMARR.

O Vereador MARCOS DE CLOVIS emocionado, falou para o Jornal da Cidade, que está muito feliz em poder estar trazendo para a comunidade maracaense benefícios que ficarão para a posteridade, benefícios consistentes que trarão para o município desenvolvimento e mais dignidade para o povo maracaense.

O vereador parabenizou os moradores contemplados pelo benefício e se mostrou feliz com mais essa conquista que segundo o mesmo vai resolver o problema dessas famílias com a falta de água principalmente no verão.

Farmácia Maracás.jpg
Publicidade
ORQ_1001288_Polo_EAD_Maracas_Banner_Blog