Maracás é beneficiada com a Caravana da Justiça Social; confira


A Caravana da Cidadania e da Justiça Social, é um projeto do Governo do Estado da Bahia de muita importância para os municípios, pois oferece serviços gratuitos e ajuda a cidade em matéria de desenvolvimento social.

Na quarta-feira (04) chegaram os primeiros integrantes da Caravana da Justiça Social, representantes da (COJUVE) Coordenação Estadual de Políticas de Juventude, esteve presente junto com o Vereador Marcos de Clóvis nos Colégios Estaduais Edvaldo Boa Ventura e Edilson Freire, conversando com os professores, e chamando os jovens para uma conversa aberta e participativa.

Na quinta-feira (05) a (SUDEF) Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ofereceu uma capacitação para os representantes da secretaria municipal de assistência social, CRAS, CREAS, representantes dos CAPS , concelhos Tutelar, e áreas afins, e também aos representantes das cidades do Território Vale do Jiquiriçá. Lage, Lagedo do Tabocal, Planaltino e Itiruçu foram representadas no evento, que aconteceu no Centro Pastoral.

A capacitação que durou um dia, trabalhou questões sobre o atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiências físicas. Um tema muito discutido e de suma importância foi o Passe Livre, regulamentado pelo Decreto de Nº 14108 DE 27/08/2012 e alterado 16388/2015 que assegura às pessoas com deficiência, comprovadamente carente, a gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal, nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário do Estado da Bahia, para o público com diversas deficiências. Foram discutidos direitos, deveres e todo o processo a ser desenvolvido pelas secretarias de assistência social para viabilizar o atendimento e garantir os benefícios.

Na sexta-feira (06) a Caravana da Justiça Social esteve presente no IEM (Instituto de Educação de Maracás) onde vários atendimentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, 2ª via de Certidão de nascimento e Casamento, Procom, Defensoria Pública, Passe Livre para pessoas com deficiência e DNA foram realizados.

Enquanto a Caravana atendia a comunidade maracaense, a COJUVE seguia fazendo seu trabalho no Centro de Assistência Social do município, em uma roda de conversa com os alunos e líderes do corpo estudantil dos Colégios Estaduais de Maracás.

Estiveram presentes na conversa o vereador Marcos de Clóvis que levou o Secretário Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social o Sr. Carlos Martins, que veio com objetivo de acompanhar a caravana e conhecer a cidade das flores.

Marcaram presença o prefeito Soya, a secretária de desenvolvimento Social do município e primeira Dama Guida, que não mediram esforços para que a caravana fosse realizada, professores, representantes das cidades circunvizinhas, o prefeito João Machado Ribeiro e representantes da secretaria de assistência social de Barra da Estiva, que voltaram pra casa com a certeza de que Barra da Estiva será beneficiada pela Caravana da Justiça Social ainda em 2017.

Na roda de bate papo, os jovens líderes puderam interagir com o Secretário, ele ouviu declarações dos alunos, respondeu perguntas, e assistiu a apresentações. Entre outros temas abordados, o secretário falou sobre a integração do jovem em políticas públicas, levantou questões de empregabilidade em programas do governo estadual para jovens, falou sobre a importância da Educação, citou exemplos usando sua experiência própria, falou da importância do envolvimento dos jovem nas relações sociais, contexto familiar na atualidade e dificuldades sociais a nível global.

Dando seguimento ao passeio pela cidade das flores o vereador Marcos de Clóvis, o secretário Carlos Martins, o prefeito Soya, a primeira Dama, lideranças políticas e representantes da área social, visitaram o Centro Pastoral que recebia mais um evento voltado também para as secretarias de assistência social dos municípios e o IEM, onde toda a comitiva pôde presenciar os atendimentos realizados pela caravana.

Em seguida fizeram uma visita à Associação de Flores Botelho, à Secretaria de Agricultura municipal e por fim, visitaram a AMARR, que diante da oportunidade o secretário orientou a presidente da associação e falou de que forma a secretaria do estado pode ajudar o projeto.

O vereador Marcos de Clóvis, muito feliz disse em entrevista ao Jornal da Cidade que está fazendo o que ama, que é ajudar a sua comunidade.

Visando um trabalho consistente no município, o vereador afirma que vai continuar lutando pelo seu povo, e sempre que possível vai trazer para a cidade benefícios como a Caravana da Justiça Social.

Marcos gradece todo apoio que recebeu da Prefeitura Municipal de Maracás, ao prefeito Soya, a todos os envolvidos na realização deste evento, Dona Guida e toda sua equipe da secretaria de desenvolvimento social do município de Maracás, que estiveram presentes todos esses dias dando suporte aos eventos, e admite que a ajuda de todos foi muito importante para que esse benefício chegasse até os maracaenses.

No final do dia foram contabilizados 800 beneficiados com a Caravana.

Farmácia Maracás.jpg
Publicidade
ORQ_1001288_Polo_EAD_Maracas_Banner_Blog