Buscar
  • Jornal da Cidade

Estudantes podem solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem a partir do dia 1º de abril


Os estudantes da Rede Estadual de Ensino devem ficar atentos aos prazos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A solicitação da isenção da taxa de inscrição pode ser feita a partir do dia 1º de abril e segue até o dia 10 do mesmo mês.

Os pedidos devem ser feitos pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para pedir a isenção, os estudantes devem informar o CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone. O resultado da solicitação será divulgado no dia 17 de abril, também na página do Inep. Caso a isenção seja negada, os participantes podem entrar com recurso.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2019, serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. No período que antecede a prova, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está mobilizando as escolas para que os estudantes participem ativamente do projeto ENEM 100%. Trata-se de uma ação estratégica, realizada em sua terceira edição, com o objetivo de orientar, mobilizar e fomentar a participação desses alunos no ENEM, cujas inscrições acontecem de 6 a 17 de maio.

O projeto ENEM 100% também envolve o fortalecimento das aprendizagens, por meio do Redijaê e dos Aulões de Revisão. Os aulões, previstos para serem realizados no auditório da SEC, no período de 15 de julho a 25 de outubro, nos turnos matutino e vespertino, visam ampliar as oportunidades de aprendizagens de competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, com foco na melhoria do desempenho no ENEM.

Já o Redijaê é uma ação para fortalecer a produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), com foco na melhoria da proficiência escrita dos estudantes. Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: “Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo”; “O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro”; e “Imigrações e a crise dos refugiados”.

Informações / Ascom GOVBA

15 visualizações

© 2020 Todos os Direitos Reservados

 Por Josi Machado e Allan Lago