Buscar
  • Josi Machado

Lei Maria da Penha completará 12 anos com o índice de violência contra a Mulher em Alta


No próximo dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha completará 12 anos.

No Brasil 12 mulheres são assassinadas por dia. Foram 4.473 homicídios dolosos em 2017, um aumento de 6,5% em relação a 2016. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil. As pesquisas também apontam que a falta de padronização e de registros atrapalham monitoramento de feminicídios no país.

Se você é mulher, você já deve ter sofrido algum tipo de violência contra a mulher. Ou então, já deve ter visto, ou conhece alguma mulher que já viveu ou vive nessas condições.

A Lei Maria Da Penha, nos esclarece que Violência contra a mulher, não é só a violência física, aquelas que deixam marcas pelo corpo. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, é, segundo a Lei Maria da Penha, todo ato que resulte em morte ou lesão física, patrimonial, sexual ou psicológica de mulheres. Isso pode acontecer em qualquer lugar, e vindo de qualquer pessoa.

No Brasil, tem uma denúncia de violência contra a Mulher a cada 7 minutos.

Já pensou se todas as mulheres que sofrem algum tipo de violência registrassem uma ocorrência? Já pensou se as mulheres que estão caladas com medo, resolvessem falar, e denunciar o que vem sofrendo há anos? Esse número certamente aumentaria.

Muitas mulheres não levam a diante, porque são desencorajadas pelos obstáculos que encontram nos ambientes onde deveriam ser amparadas de acordo a lei.

Sabemos que muitas mulheres não levam a diante porque já ouviram outros casos, onde mulheres se sentiram desamparadas e desprotegidas e acabaram sofrendo mais, e vindo a óbito por falhas humanas, e brechas na justiça brasileira.

O que devemos esperar das Leis brasileiras? Será, a Maria da Penha, apenas mais uma Lei entre essas Leis que não se cumprem? As políticas públicas são mesmo consistentes e efetivas no país? Quantas mulheres ainda vão ser assassinadas para que o feminicídio seja visto com outros olhos pelas autoridades competentes?

Não se cale. Disque Denúncia 180

11 visualizações

© 2020 Todos os Direitos Reservados

 Por Josi Machado e Allan Lago