Buscar
  • Jornal Cidade

Prefeitura de Niterói lança o livro Gestão Cultural


Coleção a_ponte

A coleção a_ponte faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura de Niterói para o fortalecimento das reflexões, pesquisas e debates sobre a cultura brasileira e suas interlocuções com as políticas voltadas para o setor. Um projeto do selo Niterói Livros, a coleção objetiva estimular e difundir o pensamento sobre os fluxos contemporâneos de produção e gestão cultural, reunindo autores com reconhecida atuação na área. Seu primeiro volume, "a_ponte: gestão cultural", é um desdobramento do “Encontro Fluminense de Gestores Municipais da Cultura: troca de experiências”, realizado pela SMC/FAN em 2017.

Apresentação

Como afirmam vários autores deste livro, é na cidade que as relações culturais acontecem, que as produções simbólicas se efetivam, que as imaginações criam, que os laços subjetivos se estreitam. Cabe à gestão municipal reconhecer este dado e garantir, no seu escopo de políticas públicas, que a cultura não seja um tema secundário, mas um assunto estruturante e transversal.

Este tem sido o norte da gestão da cultura em Niterói, sob orientação e aval do Prefeito Rodrigo Neves: formular e executar políticas fortes, com investimento regular e estrutura de gestão qualificada, para que os fluxos culturais que enlaçam cada cidadão e toda a cidade se fortaleçam.

Mas isso não seria suficiente se não nos dispuséssemos a refletir sobre a dimensão de nosso projeto, sua relação com conjunturas mais amplas e os desafios que se colocam às nossas equipes. Foi com esta intenção que iniciamos um ciclo de encontros e debates, em abril de 2017, com a realização do “Encontro Fluminense de Gestores Municipais da Cultura - Trocas de Experiências”. O evento contou com a presença de representantes de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro. Para mobilizar os debates, convidamos especialistas de renome no âmbito das políticas culturais.

O resultado das falas e das trocas foi tão instigante que se mostrou natural desdobrá-las em livro - esta publicação que vocês têm em mãos e que figura como primeiro volume da coleção a_ponte. O objetivo da coleção, um projeto do selo Niterói Livros, é captar e difundir o ambiente dos encontros e seminários (o que passou e os tantos que ainda estão por vir), mas não apenas este: ela será, de maneira estendida, uma plataforma de estímulo e divulgação do pensamento sobre os movimentos de produção e gestão da cultura brasileira contemporânea. Seu nome indica nosso comprometimento em conectar, articular, ligar agentes que se dedicam tanto à realização e quanto à construção do saber sobre o tema. Para essa empreitada, contamos com a honrosa chancela da Fundação Casa de Rui Barbosa - Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão, que sem dúvida ampliará a legitimidade e o alcance da coleção.

Este primeiro volume, intitulado “Gestão Cultural”, reúne parte do pensamento mais vigoroso de que dispomos sobre o assunto no país. Como foi dito, nas próximas páginas vocês encontrarão importantes reflexões sobre as relações entre cidade, cidadania e cultura. Lia Calabre explora a construção e a efetivação dos direitos culturais, ponto também desdobrado por Eliane Costa, que se aprofunda nas políticas culturais e suas relações com as territorialidades urbanas. Carlos Augusto Calil historiciza a gestão cultural no município de São Paulo, contextualizando-a com os desafios apresentados, em todo o território nacional, condução das políticas públicas. As recentes experiências paulistanas de fortalecimento da cidadania por meio da produção de eventos em espaços urbanos são esmiuçados por José Mauro Gnaspini. E o tema do fomento, hoje central nas ações públicas de estímulo ao setor, é desenvolvido por Carlos Paiva e Tatiana Richard. No prólogo, Danielle Nigromonte, Juliana Carneiro e Lia Baron reconstituem três ciclos das políticas culturais em Niterói, delineando alguns desafios da atual gestão.

Desejamos a todos uma boa leitura, certos de nos reencontramos brevemente em outros tantos espaços de articulação entre fazer e saber - espaços que, como este livro, revigoram nossa vontade de experimentar a gestão pública como um lugar de abertura, de conexão e de produção compartilhada.

Marcos Gomes

Secretário das Culturas

André Diniz

Presidente da FAN

BAIXE O LIVRO: CLIQUE AQUI!

http://culturaniteroi.com.br/arq/GestaoCultural_WEB.pdf

7 visualizações

© 2020 Todos os Direitos Reservados

 Por Josi Machado e Allan Lago