Buscar
  • Jornal Cidade

Tribunal de Justiça vai fechar comarcas na Bahia Itiruçu na lista



A desativação de comarcas na Bahia pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) tem gerado polêmica, mobilizado órgãos públicos contrários à medida e levado dezenas de moradores de cidades do interior às ruas para protestar. Cresceu também o número de políticos defendendo as causas de seus municípios. O Judiciário do Estado da Bahia relacionou 60 Comarcas para serem fechadas, Itiruçu está entre elas. As comarcas são onde os juízes de primeiro grau exercem a jurisdição. Elas podem abranger uma ou mais cidades, a depender do número de habitantes e de eleitores, do movimento forense e da extensão territorial dos municípios.

As desativações podem atingir até 100 unidades em todo o estado e que, com isso, haverá transferência de acervos e equipes de servidores, assim apurou o Itiruçu Online.

Quem se manifestou contrário ao fechamento da comarca de Itiruçu foi o advogado e ex-prefeito Dr. Ailton Cezarino, que conclamou aos líderes municipais das cidades afetadas união na causa. “Triste notícia para Itiruçu. Nossa Comarca deve fechar no próximo dia 30/07. Esta é a decisão que ontem o Tribunal de Justiça tomou para o fechamento de s vários fóruns na Bahia. Sugestão de ação é que devemos ter para tentar impedir. Independente de posição política partidária, os prefeitos dos municípios de Itiruçu, Lafaiete Coutinho e Lajedo do Tabocal, juntos com seus vices, vereadores, advogados atuantes nestes municípios e representantes das diversas entidades religiosas, empresariais, sindicais, de classes, serventuários fazermos um documento e protocolar no TJ protestando contra esta decisão e requerendo a manutenção da Comarca. A OAB estadual vai entrar também com medida judicial”, conclamou o advogado. Itiruçu Online


0 visualização