Buscar
  • Jornal Cidade

Iramaia revela belezas intocáveis da Chapada Diamantina; conheça trilhas na Raposa



Localizado no divisor dos municípios de Iramaia (a 41km da sede) e Ibicoara (a 18km), o povoado da Raposa – encravado no meio da Serra do Sincorá – possui pouco mais de 60 habitantes e uma arquitetura rural do século XVII com casas de adobe, camping e hospedagem rural. Em Raposa existem 26 cachoeiras, a maioria pouco explorada. Destaque para as quedas da Raposa e do Fundão, além de cânions e um sítio arqueológico com três das quatro lapas que existem na região: Lapa do Valtinho, Lapa de Zé de Bernardino e Lapa da Vendinha, que abrigam aproximadamente 800 gravuras de pinturas rupestres.

O turista ainda tem a opção de fazer um passeio a cavalo na Estrada Real da Serra do Sincorá. O ecoturismo está começando a despertar no povoado. Segundo o guia e morador da Raposa, Flávio Marçal, “aqui é tudo novo aos olhos do turismo regional. Eu ajudei a semear a semente e ela está germinando. O município não possui Secretaria de Turismo, mas Raposa possui um povo hospitaleiro e amigo. Agora estamos formando uma associação de guias”.

Trekking na Raposa

No povoado existem 17 opções de roteiros, atualmente realizado pelos guias, com trilhas de grande ou pequeno percurso. Conheça agora uma das opções de travessia na Raposa, realizada pelo guia Flávio Marçal.

1º Dia

Caminhada de duas horas, saindo do povoado da Raposa com destino à Lapa do Valtinho (Lapa com 320 desenhos rupestres e 70 metros de comprimento). Mais 3 horas de caminhada em direção ao Rio da Raposa, que possui quatro cachoeiras expressivas: Poção, Dourado, Nills e Parafuso. Mais uma hora de caminhada e chegar à Cachoeira da Vendinha. Seguir por duas horas até a Estrada Real, onde será o pernoite. Acampar na Serra do Sincorá, com vista deslumbrante para a Caatinga Sul e Chapada Norte.

2º Dia

Na manhã do dia seguinte, seguir pela Estrada Real até a Cachoeira da Raposa por cima (queda com 170 metros de altura). Mais quatro horas de trilha até a queda da Raposa por baixo. Retornar para o povoado, descansar.

3º Dia

Sair pela manhã para a Cachoeira do Licuri, via Raízes, trilha com 4 horas de caminhada. Aproveitar o banho e retornar para a Raposa.

Como chegar

O município de Iramaia fica a 311 km de Salvador e o povoado da Raposa a 41km da sede. Partindo de Salvador, pode chegar em Iramaia de carro ou de ônibus. De carro, pela BR-324, sentido Feira de Santana, seguir pela BR-116, passando por Itatim e Milagres. Depois seguir até o entroncamento da BA-026, passando por Itiruçu, Maracás e Contendas do Sincorá. A partir daí seguir pela BA-407 por 59 km até Iramaia. fonte Jornal da Chapada


0 visualização